Luiz Gama – Ícone da Abolição da Escravatura
No calendário regular o Dia 13 de Maio está marcado como o Dia da Abolição da Escravatura, mas ao invés de só mencionar a assinatura de um documento, façamos também uma crítica social sobre esta data:
Para existir a lei Áurea, antes existiu uma série de outras leis que legitimavam a exploração de mão de obra escravizada neste país.
Até que ponto o que é legal é justo? Para responder a essa pergunta podemos recorrer a Luiz Gama, advogado autodidata que garantiu a libertação de mais 500 pessoas escravizadas sem receber honorários por isso.
Gama é considerado Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil e sua vida e obras nos inspiram tanto que ele figura ao lado de outras personalidades históricas no nosso livro de colorir, que é um material pedagógico excelente para ser trabalhado em sala de aula!
Também temos um post no feed do Instagram com 5 fatos reais sobre Luiz Gama que você precisa conhecer!
E para deixar a sua aula ainda mais completa, recomendamos o Ebook: Luiz Gama – o abolicionista que sonhou um Brasil livre, do Portal Nova Escola.
E-book: Luiz Gama – o abolicionista que sonhou um Brasil livre.
Sem sombra de dúvidas, Gama nos ensina que para um dispositivo ser legal, ele precisa ser justo e quando isso não acontece, a gente precisa resistir e lutar para que ele se torne inválido.
Esta é a real mensagem do dia 13 de maio!
Deixe um comentário
Gostou desse post?Deixe seu comentário e compartilhe nas redes :D