Frik Frak – Brincadeira Cabo-verdiana!
Crianças adoram aprender novas brincadeiras e jogos, mas as vezes nosso repertório cansa, né?! Por isso é legal fazer intercâmbio de informações com nossos colegas e foi exatamente isso que o CEERT fez com a publicação do Catálogo de Jogos e Brincadeiras Africanas e Afro-brasileiras, reunindo uma variedade incrível brincadeiras que podem ser usadas como recurso para Ludoeducação.
Dentre as várias opções listadas, nós escolhemos uma que se chama Frik Frak, que tem origem no Cabo Verde. Para jogar são necessários 2 jogadores e recursos simples como tampinhas de garrafa PET.
Descrição: O primeiro passo para essa brincadeira é desenhar um quadrado no chão, em uma folha de papel ou em outro material. Dentro do quadrado, as crianças devem desenhar quatro traços dividindo o quadrado em oito espaços, como indica a ilustração.
Cada jogador precisa ter três tampinhas de garrafa PET nas mãos, cada jogador com uma cor de tampinha, de modo que seja possível identificar de quem é cada tampinha.
Após tirar par ou ímpar, a criança que for começar deve colocar sua tampinha no centro do quadrado; em seguida, joga a outra criança, colocando uma tampinha sobre uma das linhas verticais ou horizontais. O objetivo é impedir que o adversário consiga colocar as suas três tampinhas em uma linha reta; caso isso aconteça, o adversário ganha o jogo.
Para conhecer mais brincadeiras dessa coleção, acesse: https://bit.ly/CatalogodeJogoseBricadeirasCEERT
Deixe um comentário
Gostou desse post?Deixe seu comentário e compartilhe nas redes :D