20/06 – Dia de Luta contra o Encarceramento da Juventude Negra.

O estabelecimento de uma data para lutar contra o encarceramento da juventude negra, é um marco importante e um dispositivo legal de enfrentamento às violências, principalmente as de natureza policial.

Acreditamos que o punitivismo por si só não resolve as demandas sociais por segurança e justiça, ao invés disso se apresenta como mais um algoz contra pessoas negras.

Aqui na Amora acreditamos na Educação como ferramenta transformadora de realidades e por isso desenvolvemos brinquedos que desempenham um papel fundamental na formação das crianças e na destinação de seus afetos.

Não comercializamos e doamos apenas objetos de diversão, mas também instrumentos educacionais que transmitem valores, despertam a consciência social e desfazem estereótipos negativos associados a pessoas negras.

Para ampliar o debate, recomendamos a leitura do artigo: “Preto é culpado, mesmo quando prova o contrário” de autoria de Ynaê Lopes dos Santos, disponibilizado no Portal Geledés.

Destacamos um trecho: ” enquanto ainda temos debates e polêmicas calorosas sobre a adoção da política de cotas raciais nas universidades públicas do país, a constatação de que os presídios brasileiros são predominante pretos não causa muita comoção na opinião pública. Já foi naturalizado, e institucionalizado, que cadeia é lugar de preto.”

Precisamos dizer NÃO ao encarceramento da juventude negra e trabalhar para que constatações como essa deixem de serem verdadeiras. Por aqui seguiremos educando e ajudando a educar para a construção de uma sociedade Antirracista.


0 respostas

Deixe um comentário

Gostou desse post?
Deixe seu comentário e compartilhe nas redes :D

Deixe um comentário