Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Dia 25 de julho é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a data relembra o marco internacional de luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vividos até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero.
A nível nacional, essa mesma data marca o Dia de Tereza de Benguela, instituído por meio da Lei nº 12.987/2014, para manter viva a memória de um dos maiores ícone da resistência negra no Brasil.
Tereza foi rainha do Quilombo de Quariterê, localizado no Mato Grosso, no século XVIII, bem no auge da colonização e o liderou como rota de fuga para escravizados africanos, por mais de 20 anos. Lamentavelmente a perdemos de forma brutal.
Em Salvador, desde 2008 essa data é também o Dia Municipal da Mulher Negra.
A Amora acredita e defende a emancipação de mulheres e a construção de suas carreiras tanto na área profissional, acadêmica e/ou familiar da forma mais autônoma possível. Porque assim como Angela Davis, entendemos que “ quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela. ”
E para abordar a temática deste dia tão importante, recomendamos o material riquíssimo do Portal Gênero e Educação: 5 propostas para trabalhar a valorização da mulher negra e a história e cultura afro-brasileira na escola.
Deixe um comentário
Gostou desse post?Deixe seu comentário e compartilhe nas redes :D