Tia Ciata
Tia Ciata é uma personalidade histórica com um papel fundamental na difusão do samba, e por isso mesmo eu amo a história da vida dela, uma história que poucas pessoas conhecem!. Há quem diga inclusive que o samba nasceu no Rio de Janeiro, mas é preciso voltar um pouquinho na história para enumerar bem os fatos e entender porque pensam isso…
Ciata nasceu no Recôncavo baiano, na cidade de Santo Amaro da Purificação e desde cedo sempre foi muito ativa nas manifestações culturais e religiosas, sendo uma das responsáveis pela criação da Confraria da Boa Morte.
Contudo precisou se mudar para o Rio de Janeiro para fugir da perseguição religiosa que tava rolando – ser negro no Brasil nunca foi fácil, mas a gente tá seguindo/vencendo. Ela levou consigo uma filha pequena e o samba-de-roda que estava começando na Bahia.
Chegando lá se casou com um funcionário público, teve mais filhos e aproveitou sua posição na sociedade para reunir pessoas e celebrar as tradições de origem africana.
Ela oferecia bastante festas para os orixás, preparava muitos quitutes e por isso sua casa estava sempre cheia, seus convidados jogavam capoeira e caiam no samba que a essa altura já havia se integrado à cultura carioca.
Tia Ciata foi uma grande promotora da cultura africana no Rio de Janeiro, inclusive o primeiro samba gravado no Brasil, foi composto em sua casa. Infelizmente ela faleceu antes que o samba fosse legalizado, mas todos os anos é lembrada pela Ala das Baianas, que nasceu também em sua homenagem.
A gente ama tanto a vida e obra de Tia Ciata que destacamos suas contribuições para o movimento negro em nosso livro de colorir – Personalidades Históricas.
Quem ainda não tem um exemplar, precisa garantir o seu!
Além disso, eu queremos indicar aqui esse episódio do Podcast História Preta, que fala mais sobre: o nascimento do samba
Deixe um comentário
Gostou desse post?Deixe seu comentário e compartilhe nas redes :D