Fundação Cultural Palmares

Hoje é aniversário de 35 anos da Fundação Cultural Palmares que é fruto da luta do Movimento Negro no Brasil e teve sua origem vinculada à lei nº 7.668, de 22 de agosto de 1988, para dentre outras atribuições, promover a preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.

Num passado recente, foi presidida por um homem que não representava seus valores., mas felizmente foi reconduzida às mãos de quem luta por melhorias, pelo reconhecimento e preservação das manifestações afro-brasileiras. E ao fazê-lo observa o artigo 215 da Constituição Federal que assegura que o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

Atualmente o presidente da Fundação é nosso conterrâneo João Jorge Santos Rodrigues, graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2001) e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (2005). Com experiência na área de Direito e ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos humanos, Cidadania, para afrodescendentes, Olodum e comunicação e cultura negra. Além de ser Militante do Movimento Negro.

O presidente tem colaborado para ser um dos motores e referência de campanhas nacionais e internacionais de defesa e promoção povo negro brasileiro, e de combate ao racismo de todas as formas.

Vida longa à Fundação Palmares!

Quer saber mais sobre o trabalho da Fundação? Acesse o site clicando aqui!

0 respostas

Deixe um comentário

Gostou desse post?
Deixe seu comentário e compartilhe nas redes :D

Deixe um comentário