Dezembro chegou e com ele a expectativa das festas de fim de ano, da reunião com os parentes e para as crianças, as tão desejadas férias escolares! Mas antes de desfrutar deste momento, é preciso concluir o calendário avaliativo e realizar as provas finais.

Para muita gente esse é um momento de tensão, mas não precisa ser assim, porque os processos avaliativos não servem só para extrair notas. É preciso olhar para toda a trajetória da criança e ver como ela enfrentou os desafios propostos e o que de fato ela aprendeu ao longo do ano letivo.

Há pais e instituições escolares que gostam de premiar os alunos por boas notas, mas esse tipo de abordagem prioriza mais a nota do que o aprendizado, por isso recomendamos a leitura da reportagem de Marina Melo do Portal Nova Escola Premiar alunos por boas notas

Segundo Cipriano Carlos Luckesi: “A premiação não sustenta a aprendizagem de todos, apenas exalta os que ficam nos primeiros lugares de uma escala classificatória. Dessa maneira, ela nem diagnostica nem intervém para a busca da melhoria.”

Esse foi só um trechinho da reportagem que trás reflexões e sugestões de como encarar o tema e nós apostamos que você vai amar a leitura completa. Aproveita e compartilha com mais pessoas para que a gente dê mais importância ao processo de aprendizagem ao invés de se fixar somente às notas.

Boas provas para nossas crianças e vem rodando féeeeeeeeerias!